Como proceder ao ser contemplado

Ao ser contemplado, o consorciado recebe um SMS da VKN com essa informação além de um email com todas as orientações necessárias (por isso é importante manter seus dados atualizados!).

Dependendo da modalidade do consórcio (Veículo, Imóvel, Serviço, Produto) e do tipo de contemplação (sorteio, lance, lance de quitação), os procedimentos possuem variações. Entretanto, o processo pós-contemplação segue um fluxo comum a qualquer situação:

  1. Documentação Cadastral e Análise de Crédito
    Ao ser notificado da contemplação, você receberá a relação dos documentos necessários para dar início ao processo de recebimento do crédito relacionado ao bem ou serviço objeto de sua cota.
    Com os documentos em mãos, você poderá enviá-los de duas formas:

    • Via email, com os documentos digitalizados (desde que legíveis):
      • atendimento@grupovkn.com.br
    • Via correio, com as cópias simples dos documentos, para:
      • VKN Consórcios
        A/C Departamento de Crédito
        Rua Novik, 221 – Bloco A
        Bairro Olaria
        13329-620 – Salto/SP

      Ao receber a documentação, a VKN iniciará a análise do crédito. Um dos critérios de análise mais importantes é sua capacidade de pagamento (renda compatível).
      Essa análise é feita em até 5 dias úteis.

  2. Faturamento e Aquisição do Bem ou Serviço
    Se o seu crédito for aprovado, você deverá escolher o seu bem ou serviço, negociar valores e providenciar os documentos referentes a essa transação. Esses documentos variam conforme a modalidade de consórcio (imóvel, veículo, serviço, produto).
    Nesse caso, o envio dos documentos deve ser realizado pelo correio.
    Com a documentação em mãos, a VKN analisa e, estando tudo certo, o pagamento do crédito será realizado em até 2 dias úteis.

IMPORTANTE:
A contemplação pode ser cancelada! Basicamente, isso ocorre por dois motivos:

  1. Se a contemplação ocorreu através de lance e o mesmo não foi pago em até 2 dias úteis; ou
  2. Se após a contemplação (sorteio ou lance) e até a entrega do bem houver atraso no pagamento de duas parcelas ou mais. Nesse caso, se o lance foi efetivamente pago, o valor será amortizado do saldo devedor e a cota volta para a condição de não contemplada.